Celebramos um dos mais versáteis cantores brasileiros com uma playlist feita pela redação do IC
Publicado em 14/09/2023
Atualizado às 16:38 de 24/01/2024
Marcos Valle nasceu em 14 de setembro de 1943 no Rio de Janeiro, estudou piano clássico dos 5 aos 16 anos e foi exposto a uma variedade de influências musicais durante toda a carreira. Sua abordagem eclética vai da bossa nova ao pop, transitando pela música negra estadunidense, pelo samba, pelo baião, pela disco music, pela música eletrônica e pelo jazz.
Samba demais (1963), seu álbum de estreia, teve boa repercussão, levando-o a abandonar o curso de direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) para se dedicar à música. Um de seus maiores sucessos, “Samba de verão” foi composta no ano seguinte em parceria com seu irmão Paulo Sérgio Valle; após a regravação da música por Walter Wanderley Trio, em 1966, a composição se tornou um hino internacional da bossa nova, regravada dezenas de vezes por artistas em todo o mundo.
Com o irmão e com o jornalista e compositor Nelson Motta, Marcos Valle criou a produtora Aquarius, na qual produziu diversos temas musicais para filmes, publicidades e novelas, como Pigmalião 70, O cafona, Os ossos do Barão e Selva de pedra. Também compôs “Um novo tempo”, tema de fim de ano da Rede Globo.
Ele ainda colaborou com alguns dos maiores nomes da música brasileira, incluindo Edu Lobo, Dori Caymmi, Sérgio Mendes, Tom Jobim, João Donato, Milton Nascimento e O Terço. Sua habilidade excepcional como compositor o levou a trabalhar com artistas internacionais, como Sarah Vaughan, Leon Ware e Stacey Kent.
Seu álbum Previsão do tempo, de 1973, é um grande exemplo de sua versatilidade, com influências sonoras da bossa nova, do soul, do jazz, do samba, da tropicália e de outras vertentes brasileiras. A obra é uma parceria com o grupo Azymuth e conta com a colaboração da banda O Terço.
A inovação e o espírito pioneiro de Marcos Valle não se limitaram, no entanto, a colaborações. O artista foi um dos primeiros músicos brasileiros a adotar a música eletrônica em seu trabalho, criando um som que mistura elementos tradicionais com batidas eletrônicas modernas. Marcos Valle (1983) – parceria com Robson Jorge e Lincoln Olivetti – é uma referência nesse sentido, com músicas como “Estelar” e uma nova versão de “Samba de verão”.
Para celebrar a história de um dos maiores cantores e compositores brasileiros, a redação do Itaú Cultural (IC) montou uma playlist com uma seleção de grandes sucessos do artista. Confira abaixo ou no nosso perfil do Spotify.