EADs

EADs
Os cursos Ead do Observatório busca equilíbrio entre teoria e prática, sem desprezar os subsídios históricos e conceituais. Com o objetivo de realizar uma formação introdutória a produtores e gestores culturais a fim de reforçar a capacidade de lidar com as especificidades da gestão cultural, considerando as diversas demandas regionais e os desafios do tempo presente . Os cursos são autoformativos e estão disponíveis na Escola Itaú Cultural. Cada um dos cursos conta com diversos recursos pedagógicos, como podcasts, libras e textos.
Saber maisMESTRADO

MESTRADO
Mestrado Profissional em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, promovido pela Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Itaú Cultural, teve início em 2020, com duas turmas de 33 alunos cada, contemplando toda região do Brasil. Tem como proposta formar quadros com atuação definitiva nas políticas públicas e privadas e na gestão da Economia da Cultura e Indústrias Criativas no Brasil para a próxima década. Nesta playlist, estão todas as aulas magnas.
Saber maisCÁTEDRA OLAVO SETUBAL

Cátedra Olavo Setubal
A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência é uma parceria entre o Itaú Cultural e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). Desde 2016, a iniciativa abre espaço para a discussão e a promoção de atividades voltadas para o cenário das artes – com foco na gestão cultural.
Saber maisExplore o histórico do Observatório

Curso de especialização em Gestão e Políticas Culturais
Os anos de 2019/2020 marcam o encerramento do curso de pós-graduação Especialização em Gestão e Políticas Culturais. O curso realizado pelo observatório Itaú Cultural em parceria com a Cátedra de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona/Espanha, teve início em 2009 e por meio de aulas virtuais e presenciais na sede do Instituto Itaú Cultural, teve ao longo dos últimos anos, 11 edições. No ano de 2018 contou com uma edição desenvolvida em parceria com o Instituto Dragão do Mar na cidade de Fortaleza/CE. Com 12.923 inscritos, 517 selecionados, 510 aprovados, todos os Estado representado, com 6 alunos do exterior. O curso teve como objetivo orientar a gestão da cultura no contexto da sociedade contemporânea, com ênfase nos temas do conhecimento, da inovação e da sustentabilidade por meio da cultura e das políticas culturais. Nesta playlist, conversas com gestores culturais, convidados e professores

Semana de Gestão e Políticas Culturais
A Semana de Gestão e Políticas Culturais, criada em 2008, teve como proposta realizar uma formação introdutória de produtores e gestores culturais, para que possam lidar melhor com as especificidades da gestão cultural, compreender as diversas demandas de sua região, bem como os desafios do tempo presente.