Evento relacionado à “Ocupação Itaú Cultural” acontece entre os dias 3 e 6 de abril
Publicado em 24/03/2025
Atualizado às 16:30 de 31/03/2025
Entre os dias 3 e 6 de abril, o Itaú Cultural promove o ciclo de conversas Encontros com Arte Educação. Em consonância com a Ocupação Ana Mae Barbosa – que estreia no dia 2 de abril e fica em cartaz até 13 de julho –, o evento conta com quatro encontros sobre a obra da homenageada.
No dia 3 de abril, o arte-educador, ator, doutor em educação e diretor da Escolinha de Arte do Recife (Pernambuco) Everson Melquíades, apresenta o encontro Escolinhas de arte e Noemia Varela, resgatando a história das Escolinhas de arte do Brasil, em especial a do Recife, abordando as características do projeto, o diferencial no ensino de arte, a interlocução com a comunidade de crianças, famílias, artistas. Além disso, o bate-papo trata do trabalho precursor de Noemia Varela e sua interlocução com Ana Mae, entendendo a importância desse movimento para o ensino de artes e para a arte-educação no Brasil.
Já no dia 4 de abril, a arte-educadora e professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) Christina Rizzi comanda o bate-papo Abordagem Triangular e museus, tratando da sistematização da abordagem triangular ocorrida durante a gestão de Ana Mae Barbosa no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), no final da década de 1980, e seus desdobramentos em outros museus desde então.
No sábado, 5 de abril, Rejane Coutinho, docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) apresenta o encontro Abordagem Triangular no Brasil, explorando a importância do pensamento de Ana Mae para o ensino de arte no país – em especial da Abordagem Triangular – e para a atuação de arte-educadores no Brasil.
Encerrando o ciclo de encontros, no 6 de abril, a equipe de mediação do Itaú Cultural conduz a Oficina de encadernação artesanal, convidando o público a vivenciar processos de criação que transitam entre a encadernação e outras técnicas artísticas e poéticas para que cada participante construa um caderno personalizado.
Para participar, retire seu ingresso pela Inti [a partir de 1 de abril, às 12h]
Escolinhas de arte e Noemia Varela [com interpretação em Libras]
com Everson Melquíades
quinta 3 de abril de 2025
às 19h
[duração aproximada: 90 minutos]
9º andar – 41 vagas
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Everson Melquíades é arte/educador, ator e doutor em Educação. Atua na área de educação e nos movimentos sociais e populares desde 1988. É professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), diretor-presidente da Escolinha de Arte do Recife e líder do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Arte e Inclusão (GEFAI/CNPq). Dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre arte/educação, com ênfase nos diferentes aspectos relacionados ao processo de formação de professores para o ensino de arte. É membro da FAEB, ANARTE/PE, ANPED, ABRACE, ANPAP, SBPC, entre outras associações.
Abordagem Triangular e museus [com interpretação em Libras]
com Christina Rizzi
sexta 4 de abril de 2025
às 19h
[duração aproximada: 90 minutos]
9º andar – 41 vagas
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Christina Rizzi é arte educadora e professora sênior do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Possui graduação em Educação Artística/Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Artes pela mesma instituição. Foi educadora na Pinacoteca do Estado e no Museu da Casa Brasileira. Foi docente do Museu de Arte Contemporânea, do Museu de Arqueologia e Etnologia e vice-diretora do Museu de Ciências, todos parte da Universidade de São Paulo. Coordenou o Curso de Licenciatura em Artes Visuais da ECA-USP e representou as licenciaturas da ECA na Comissão Interunidades das Licencituras da Pró-Reitoria de Graduação.
Abordagem Triangular no Brasil [com interpretação em Libras]
com Rejane Coutinho
sábado 5 de abril de 2025
às 16h
[duração aproximada: 90 minutos]
9º andar – 41 vagas
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Rejane Galvão Coutinho é pernambucana e docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde atua na Licenciatura em Artes Visuais, no Programa de Pós-Graduação em Artes e no Mestrado Profissional em Artes. Tem pesquisas no campo da história do ensino de artes e formação de arte/educadores e mediadores culturais. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras (GEPABOF)
Oficina de encadernação artesanal [com interpretação em Libras]
domingo 6 de abril de 2025
às 16h
[duração aproximada: 120 minutos]
9º andar – 25 vagas
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]