Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Semana Fashion Revolution traz moda, meio ambiente e sociedade a IC Play

Em parceria com o Movimento Fashion Revolution, plataforma exibe seis documentários

Publicado em 22/04/2025

Atualizado às 12:07 de 23/04/2025

Integrando a Semana Fashion Revolution, ação do movimento global homônimo, a Itaú Cultural Play exibe entre 22 e 27 de abril seis documentários no encontro entre moda, meio ambiente e sociedade. As obras são Favela é moda, Emílio Domingos; Estou me guardando para quando o Carnaval chegar, Marcelo Gomes; Uýra – A retomada da floresta, Juliana Cunha; O ponto firme, Laura Artigas; A costura do invisível, Jum Nakao e Kiko Araujo; e Ôrí, Raquel Gerber. Confira abaixo mais informações.

Favela é moda (2019)
Emílio Domingos | 75 minutos

Morador do Jacarezinho, favela da Zona Norte do Rio de Janeiro, o ex-porteiro Julio César criou uma agência de modelos chamada Jacaré Moda. Disposto a quebrar as barreiras impostas pelo mercado e pelo racismo, ele dá aulas para jovens negros que querem seguir o caminho da moda. Muito mais do que atender a uma demanda por novos rostos e corpos, seu método é uma eficiente combinação de estilo, valorização da identidade negra, conscientização estética e política e fortalecimento da autoestima.

[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]

Estou me guardando para quando o Carnaval chegar (2019)
Marcelo Gomes | 86 minutos

A cidade de Toritama, no semiárido pernambucano, orgulha-se de ser "a capital do jeans". Nela são produzidas mais de 20 milhões de peças por ano. Num regime interminável de horas, as oficinas trabalham sem parar, movidas por uma mão-de-obra incansável. O único momento em que as máquinas param é no Carnaval, quando os trabalhadores vão à praia e vivem uma efêmera experiência de prazer.

[classificação indicativa: 10 anos]

Uýra – a retomada da floresta (2022)
Juliana Cunha | 70 minutos

Em meio à exuberante floresta amazônica, Uýra Sodoma, artista indígena trans, embarca em uma jornada de autodescoberta e reconexão. Por meio da arte performática e da sabedoria ancestral, inspira jovens indígenas e enfrentar o racismo e a transfobia no Brasil.

[classificação indicativa: 12 anos]

O ponto firme (2022)
Laura Artigas | 97 minutos

Criado em 2015 pelo estilista recifense Gustavo Silvestre, o Projeto Ponto Firme nasceu com uma proposta incomum: levar aulas de crochê a uma penitenciária masculina. Na unidade prisional Adriano Marrey, em Guarulhos, na Grande São Paulo, entre fios, pontos, agulhas e roupas, homens condenados pela justiça se desprendem dos clichês e se aprofundam num aprendizado criativo e acolhedor.

[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]

A costura do invisível (2005)
Jum Nakao e Kiko Araujo | 45 minutos

Em 2004, o premiado estilista Jum Nakao apresentou no São Paulo Fashion Week o desfile A costura do invisível. Inovadora e impactante, a performance tornou-se um marco na história da moda brasileira e mundial, e foi celebrada pelo Museu de Moda de Paris como um dos maiores desfiles do século. O documentário capta os bastidores do trabalho.

[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]

Ôrí (1989)
Raquel Gerber | 93 minutos

Um panorama histórico, cultural e político dos movimentos negros no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980 a partir do olhar e da trajetória pessoal da grande intelectual, historiadora, poeta e militante Beatriz Nascimento.

[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]

 

Compartilhe