A plataforma exibe filmes de Jorge Furtado e reforça a memória e a reflexão sobre democracia e desigualdade
Publicado em 01/04/2025
Atualizado às 10:54 de 02/04/2025
E tem estreia na Itaú Cultural Play! Nesta terça-feira, 1º de abril, chegam à plataforma dois filmes do diretor Jorge Furtado: Rasga coração e o clássico Ilha das Flores.
O longa Rasga coração é uma adaptação da peça homônima de Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha), que foi sua última obra. Escrita na década de 1970, a peça venceu o concurso do Serviço Nacional de Teatro (SNT), mas foi censurada pela ditadura militar e só pôde ser encenada e publicada a partir de 1979. O filme entra na IC Play no dia em que se completam 61 anos do golpe civil-militar que instaurou a ditadura no Brasil. Como forma de reflexão sobre esse período histórico, a plataforma também lança uma playlist com obras que resgatam a memória da ditadura sob a ótica da defesa da democracia.
Já o curta-metragem Ilha das Flores integra a coleção “Para quem educa”, que traz reflexões sobre o meio ambiente. Vale lembrar que além dos títulos citados, Jorge Furtado também está na IC Play com Saneamento básico - o filme e O homem que copiava. Assista aqui.
Rasga coração (2018)
direção: Jorge Furtado | 16 anos, segundo autodefinição
Custódio, um funcionário público e ex-militante de esquerda conhecido como Manguari Pistolão, enfrenta os desafios do envelhecimento enquanto lida com as críticas do filho, que o acusa de conservadorismo e de trair seus ideais. Confrontado por essas acusações, ele se vê obrigado a repensar sua trajetória e reavaliar suas escolhas.
Ilha das Flores (1989)
direção: Jorge Furtado | 10 anos, segundo autodefinição
A incrível jornada de um tomate, narrada de forma satírica e crítica, desde a colheita até o seu destino final em um lixão. Com tomates, porcos e seres humanos, o filme propõe uma reflexão sobre desigualdade social e a desumanização nos processos econômicos.