Em escuta a profissionais do setor, instituição amplia a fase de reflexão sobre o tema no mundo da cultura
Publicado em 30/08/2024
Atualizado às 13:42 de 01/09/2024
>> ATUALIZAÇÃO <<
O Itaú Cultural tem trilhado, ao longo de mais de três décadas, um caminho pautado no diálogo e na construção colaborativa e experimentação, inclusive no campo da arte e tecnologia. Acreditamos que a escuta e a troca sempre nos fazem avançar e fortalecer nossa presença no campo da arte e cultura.
Agradecemos a todas as pessoas que se manifestaram. Com vocês entendemos que este caminho precisa ser ainda mais debatido com os agentes da arte e da cultura e, para que isso seja feito com mais interação, estamos suspendendo o edital.
Agora vamos dedicar nossa energia para aprofundarmos o debate sobre soluções técnicas, éticas e jurídicas para a arte e a cultura em tempos de inteligência artificial, diante de tantas mudanças na vida contemporânea.
Nosso objetivo é sempre garantir aos artistas, fazedores de cultura e pensadores o papel central nesses tempos. Nesse sentido, nas próximas semanas, realizaremos conversas, debates e encontros que se reflitam em novas propostas que passam por questões de inclusão, pluralidade, inovação, sempre sob a ótica do combate às desigualdades.
Em breve, comunicaremos por aqui, pelo site e demais redes as nossas próximas ações em relação ao tema. Mais uma vez, agradecemos e seguimos juntos!
***
A proposta do edital filma.aí avançava uma pesquisa iniciada com outras ações da Fundação Itaú, como o edital Inteligência artificial para educação (já encerrado) e o ciclo de debates Inteligência artificial em educação e cultura: estratégias para combater desigualdades (disponível no YouTube: mesas 1 e 2, aqui; 3 e 4, aqui).