Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Curso “Experiências educativas em museus comunitários”, disponível na Escola IC

Aulas apresentam um panorama da ação educativa não formal em museus e centros culturais não hegemônicos

Publicado em 27/08/2024

Atualizado às 09:18 de 27/08/2024

A Escola Itaú Cultural lança hoje o curso autoformativo Experiências educativas em museus comunitários, trilha formativa que apresenta um panorama da ação educativa não formal em museus e centros culturais não hegemônicos, com foco em cinco instituições de diferentes regiões do país: o Ecomuseu de Belém (PA), o Acervo da Laje (BA), o Ponto de Memória Estrutural (DF), o Museu da Maré (RJ) e o Museu Comunitário Engenho do Sertão (SC). Esses museus, organizados e mantidos por meio de laços comunitários, são fruto de reformulações e da ampliação dos paradigmas museológicos promovidas por um movimento internacional conhecido como “museologia social”.

No Brasil, as práticas da sociomuseologia deram as bases para novas perspectivas do museu como conceito político, para a democratização dos espaços museológicos e para a instrumentalização de processos de resistência e autonomia de diversos grupos sociais na gestão, pesquisa, preservação e difusão de suas próprias memórias, tradições e histórias.

Experiências educativas em museus comunitários, composto de sete aulas e com carga horária de quatro horas, tem consultoria de Bel Santos Mayer, educadora social e ativista do livro, das literaturas e das bibliotecas, e Cayo Honorato, pesquisador e especialista em arte contemporânea. O programa do curso se divide em aulas conceituais e análises das atuações e do cotidiano das cinco instituições brasileiras mencionadas.

Acesse a Escola Itaú Cultural, cadastre-se e inscreva-se nesse e em muitos outros cursos disponíveis. Bom estudo!

 

Compartilhe