Nosso olhar cotidiano tende a deixar escapar, na nossa relação direta com o mundo, múltiplas possibilidades de sentido. Guto Lacaz é desses artistas que nos provocam a ampliar nossa percepção, revelando segredos dos objetos e nos ensinando a olhar para tudo aquilo que pode parecer desimportante.
Formado em arquitetura, Guto desenvolveu sua trajetória na arte e no universo editorial, consolidando-se como um dos artistas mais inventivos de sua geração. Sua pluralidade criativa nunca se limitou às referências artísticas, sendo evidente a influência da física, da matemática, da mecânica e da eletrônica em sua produção.
Toda essa versatilidade pode ser vista agora em Guto Lacaz: cheque mate, com curadoria de Kiko Farkas e Rico Lins. A mostra – que fica em cartaz de 1 de agosto a 26 de outubro de 2024, na sede do Itaú Cultural (IC) – reúne artes gráficas, videoarte, performance, instalação e materiais de arquivo, convidando o público a conhecer a obra de um artista que navega pela crítica e pelo humor ao provocar reflexões sobre a maneira como a realidade se apresenta.
Guto Lacaz: cheque mate
de 1 de agosto a 26 de outubro de 2024
terça a sábado 11h às 20h
domingo e feriado 11h às 19h
Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, São Paulo/SP)
Entrada gratuita