Poesia como admiração, nomes como jogos de cor e forma. No dia 13 de outubro, às 15 horas, o artista visual e designer Guto Lacaz lança o livro 34 poemas-homenagem, que celebra vários brasileiros de destaque na literatura, no teatro, na música e nos esportes, entre outras áreas. O lançamento, que ocorre no Itaú Cultural (IC), em São Paulo, conta com a presença do autor e compõe as atividades da exposição Guto Lacaz: cheque mate, em cartaz até 26 de outubro.
Veja também:
>> Making-of da obra Volare, de Guto Lacaz
>> Papo com o Educativo aborda a obra de Guto Lacaz
Entre os homenageados de 34 poemas-homenagem estão o rei do futebol, Pelé, o dramaturgo Zé Celso, a cantora Elza Soares, o musicólogo Zuza Homem de Mello e o artista visual Tunga. São trabalhos que remetem à poesia concreta, pelo modo como brincam com os formatos das letras e com a combinação de palavras. Minimalistas, têm também cores marcantes. Antes da versão em livro, esses trabalhos foram postados no Instagram de Guto.
O processo criativo das obras parece ter sido marcado pela espontaneidade. Sobre as criações para a ginasta Rebeca Andrade e a judoca Beatriz Souza, medalhistas de ouro nas Olimpíadas de 2024, Guto contou ao site do IC que as fez "por um impulso. Liguei a TV e vi a Bia chorando ao falar com o pai ao telefone. Não sei nem pratico nenhum esporte, mas admiro os ginastas por seus desafios e plasticidade". E Guto responde à questão de por que quis fazer uma homenagem a elas: "Porque merecem! São vencedoras também na vida".
Com organização de Bebel Abreu e Manaira Abreu, 34 poemas-homenagem tem 48 páginas e encadernação de costura aparente. Custa R$38 e está à venda na Bebel Books.
lançamento 34 poemas-homenagem, de Guto Lacaz
domingo 13 de outubro
às 15h
[duração aproximada: 120 minutos]
piso térreo – 100 lugares
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]